sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

I CONGRESSO NACIONAL DE DIREITO HOMOAFETIVO


Será na Cidade Maravilhosa que ocorrerá o I Congresso Nacional de Direito Homoafetivo, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro - OAB/RJ com o apoio do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM, nos dias 23, 24 e 25 de março de 2011. As inscrições já podem ser realizadas pelo site da OAB/RJ, www.oab-rj.org.br no valor de R$ 230,00 (duzentos e trinta reais). O evento se desenvolverá no próprio prédio da OAB/RJ, Av. Marechal Câmara, nº 150, 9º andar - Castelo/RJ. Quem assume a coordenação geral é a advogada e Ex-Desembargadora Maria Berenice Dias do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e local de Raquel de Castro, Ana Gerbase, Marília Arruda, Patrícia Sanches e Silvana Moreira. O Congresso brindará seus participantes com o lançamento da obra coletiva "Diversidade Sexual e Direito Homoafetivo" coordenada pela Dra. Maria Berenice Dias da editora Revista dos Tribunais.
Programação:
 
23 de março
17h – Credenciamento.
18h – Abertura.
Wadih Damous – Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio de Janeiro;
Raquel Castro – Presidente da Comissão de Diversidade Sexual da OAB-RJ;
Rodrigo da Cunha Pereira – Presidente do IBDFAM.
19h – Palestra.
Palestrante: Maria Berenice Dias – Desembargadora aposentada do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul; Advogada Especializada em Direito Homoafetivo; Vice-Presidente e fundadora do Instituto Brasileiro de Direito de Família.
20h – Cocktail de Abertura.

24 de março
10h – Família Homoafetiva: uma nova hermenêutica constitucional.
Palestrante: Rodrigo da Cunha Pereira - Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná e Mestre em Direito Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Presidente Nacional do IBDFAM.
11h – Adoção Homoparental: o princípio do melhor interesse da criança.
Palestrante: Conceição Mousnier – Desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, coordenadora da Comissão Estadual Judiciária de Adoção - CEJA.
12h – Almoço.
14h – Reprodução Assistida e Gravidez por Substituição.
Palestrante: Ana Carla Harmatiuk Matos – Mestre pela Universidade Federal do Paraná e pela Universidad Internacional de Andalucía; Doutora pela Universidade Federal do Paraná; Professora Adjunta da Universidade Federal do Paraná e Complexo de Ensino Superior do Brasil – UNIBRASIL.
15h – Guarda e Alienação Parental.
Palestrante: Gerardo Carnevale – Juiz de Direito da 2ª. Vara de Família da Capital do RJ
16h – Coffee Break.
16:30h – Poder-Dever aos Alimentos
Palestrante: Cristiano Chaves de Farias – Promotor de Justiça do estado da Bahia; Mestre em Ciências da Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSal); Professor do Curso JusPODIVM e das Faculdades Jorge Amado; Membro do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) e do Instituto Brasileiro de Direito Processual (IBDP).
17:30h – Direito Sucessório: uma vocação hereditária?
Palestrante: Zeno Veloso - Professor de Direito Civil e de Direito Constitucional aplicado na Universidade da Amazônia – UNAMA e na Universidade Federal do Pará – UFPa.
18:30h – As relações homoafetivas nos Tribunais Superiores.
Palestrante: Luis Roberto Barroso – Advogado; Doutor em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Professor Titular de Direito Constitucional dos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).
Palestrante: Daniel Sarmento - Procurador Regional da República. Doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Pós-doutorado na Universidade de Yale (EUA). Professor Adjunto de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

25 de março
10h – Expressões da Transexualidade: concepções da psicologia e o princípio da felicidade.
Palestrante: Eloísio Alexsandro – (a confirmar) Médico responsável pelas cirurgias de mudança de sexo do Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Palestrante: Patrícia Corrêa Sanches – Advogada, Professora de Direito de Família, Doutoranda em Direito, membro da Comissão de Direito Homoafetivo da OAB-RJ, membro da Comissão Nacional de Direito Homoafetivo do IBDFAM.
11h – Implicações jurídicas da transexualidade.
Palestrante: Tereza Rodrigues Vieira – Advogada; Pós Doutorada pela Université de Montreal, Canadá; Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Université Paris; Pós-Graduada em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Pós-Graduada em Sexualidade Humana pela Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana; Pós-Graduada em Interesses Difusos e Coletivos pela Escola Superior do Ministério Público de São Paulo.; Professora titular do Mestrado em Direito Processual e Cidadania na Universidade Paranaense.
12h – Almoço.
14h – A Criminalização da Homofobia.
Palestrante: Jéssica Oliveira de Almeida – Delegada de Polícia Civil; Subsecretaria de Ensino e Programas de Prevenção da Secretaria de Estado de Segurança; Ex-Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Rio de Janeiro.
15h – Aspectos registrais e notariais do Direito Homoafetivo.
Palestrante: Christiano Cassettari – Advogado; Mestre em Direito Civil pela PUC-SP; Especialista em Direito pelo IBET; Professor de Direito Civil. Membro e Diretor Cultural do IBDFAM-SP.
16h – Coffee Break.
16:30h – Bullying e assédio nas relações de trabalho.
Palestrante: Fábio Goulart Villela – Procurador do Ministério Público do Trabalho da 1ª. Região e professor universitário;
17:15h – Painel: Aspectos Processuais e Previdenciários.
Debatedores: Viviane Girardi – Advogada; Mestre e Professora de Direito Civil. Especializada Direito das Famílias. Sergio Camargo – Advogado; Mestre em Direito e Economia; Membro do IBFAM. Mediador: Marcos Vinícius Torres – Advogado; professor adjunto de Direito Civil e de Direito Internacional Privado da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ.
18h – A Homossexualidade e a Religião.
Palestrante: Pe. Luís Corrêa Lima – Padre Jesuíta e Historiador; Coordenador do grupo de pesquisas sobre diversidade sexual, cidadania e religião da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC- RJ.
18:30h – Palestra.
Palestrante: Nancy Andrighi (a confirmar) – Ministra do Superior Tribunal de Justiça.

FONTE: Maria Berenice Dias
SITES: OAB -RJ: www.oab-rj.org.br
Direito Homoafetivo: www.direitohomoafetivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário